segunda-feira, 2 de abril de 2007

Blog - Uma revolução na tecnologia da comunicação


Sabrina Monaco

Quando muitos blogs escolhem um tema ou começam a acompanhar um caso, surge uma infestação.Uma infestação blogueira é um dos primeiros sinais de surgimento de uma tempestade de opinião,que,quando ocorre,modifica completamente a visão que o público em geral tem de uma pessoa,um lugar, um produto ou um fenômeno.A energia destrutiva da globosfera é terrível quando concentrada.

Quando surgiu a globosfera?

Weblogs de aparência rústica, ou blogs, surgiram on-line e os tecnólogos do Vale do Silício começaram a utiliza-los, discutindo velhos problemas de softwer com colegas, lançando eventuais mensagens, sobre o nascimento de uma filha ou uma viagem para Maui.Então em 1999, Mickey Kaus, um veterano jornalista de revista lançou um blog político na Slate.Em Kausfiles, como ele o chamou, ele escrevia de modo diferente...

Quando a internet já estava estabelecida como uma tecnologia apoiando uma ampla comunidade de pesquisadores e desenvolvedores, e estava começando a ser utilizada por outras comunidades para comunicações diárias via computador. Os magnatas da informação não sabiam disso, mas debaixo de seus narizes estava sendo construída a mais revolucionária de todas as tecnologias de transmissão pela qual o texto pode viajar: fácil de usar, praticamente gratuita e sem controle de entrada ou disseminação. As ferramentas para a ascensão da globosfera estavam dadas.

A partir do big bang dos blogs, nasceram 50mil novos jornais virtuais, pois Istoé um blog “atualizado diariamente”: um jornal com editor e tantas fontes quanto ele quiser. A capacidade e a autoridade de distribuir texto estão hoje verdadeiramente democratizadas.Qualquer um que queira ter voz pode ter, embora, a atenção ao que “é dito” precise ser conquistada.

Durante dois anos os blogs demonstraram sua energia destrutiva, mas depois começaram a mostrar seu poder criativo.

A revista Time publicou uma matéria de capa sobre o papel dos blogs e um comentário de um dos maiores blogueiros, Andrew Sullivan, que escreveu:

E a velha mídia está morta? de jeito nenhum. Os blogs dependem dos recursos jornalísticos dos grandes meio de comunicação para fazer o grosso da reportagem e da análise. O que os blogs fazem é oferecer a melhor investigação possível dos grandes meios de comunicação, melhorando o padrão dos profissionais, acrescentando novas opiniões, novos pontos de vista e novos fatos a cada minuto. O brilhantismo não está nos próprios blogueiros, mas no sistema transparente que eles criaram.

O que começou com uma erupção espontânea de criatividade popular está prestes a ser absorvido pelo complexo industrial da mídia. “Isso não significa que a mídia irá morrer,mas ela terá que se adaptar rapidamente ao que até aqui tem sido uma relação assimétrica.” Victor Keegan, colunista The Guardian.

O número de visitantes define a eficácia de um blog como agente de persuasão ou disseminação. A blogs fera tem menos de cinco anos de idade, e sua taxa de crescimento é enorme.

Por que os blogueiros blogam?

Por duas razões: para convencer e para deixar um registro. A novidade da blogosfera é que não há barreiras à entrada em um mundo que oferece uma platéia quase ilimitada. Ponto fundamental: oferecer, não garantir.


Qualquer um pode inserir um post, e , se merecer ser lido, será lido. Há um enorme número de pessoas buscando sabedoria e entretenimento. No passado, os fornecedores de opinião e notícia sempre tiveram de convencer alguém a dar a permissão para tentar convencer alguém. O monopólio da informação, especialmente no mundo da política, foi abalado porque os editores perderam sua autoridade.

Os escritores escrevem hoje pela mesma razão que escreviam na época de Homero. O blog é apenas um novo modo de transmitir essa escrita, um meio que ignora completamente todos os editores. O público é o editor.


A credibilidade dos blogs depende de sua atualidade e precisão, mas invariavelmente a qualificação dos blogueiros também tem importância.


O segredos para o sucesso e a importância do blog são os seguintes:

§ Atualize sempre
§ Crie links livremente
§ Seja generoso nos elogios e nos créditos
§ Não seja prolixo. A concisão é a alma do negócio
§ Os parágrafos são seus amigos
§ Obscenidade espanta o público
§ Evite rixas e brigas apaixonadas
§ Pelo menos no início, evite a seção de comentários.Você acabará com o problema dos malucos se for bom
§ Tenha um título curto e fácil de lembrar de modo que facilite a memorização e possa ser exibido no alto da página


“O poder da Cauda”

“A cauda” é simplesmente os 95% a 99% dos blogs que não recebem tráfico gigantesco. Eles são pequenos ou médios geradores de tráfego, alguns recebendo dez visitas por dia, alguns cem, outros algumas centenas. Seu tráfico é constante, mas não cresce a uma taxa alta. quando cresce.

“O poder da cauda” é o número agregado de visitantes, não de um blog específico da cauda, mas coletivamente de todos os blogs da cauda, e o fato de que esses blogs desfrutam da confiança de seus visitantes.


Se a cauda pega uma informação, a disseminação dessa informação será instantânea, e provavelmente receberá crédito do público específico dos blogs de tráfego pequeno ou moderado.

OBS: Este é um resumo do livro, BLOG escrito por Hugh Hewitt. Neste texto é possível responder algumas perguntas feitas pela aluna Danúbia.

3 comentários:

PC Guimarães disse...

Vamos trabalhar pessoal. Tá muito devagar. E a foto do grupo?
pc

PC Guimarães disse...

Estamos devagar. Insisto.
pc

PC Guimarães disse...

Gente
A mesma notícia está repetida. Favor arrumar isso. E vamos colocar imagens também. E o que houve, afinal, com a foto que foi tirada no auditório?
pc