segunda-feira, 30 de abril de 2007

PESQUISA SOBRE O "CADÊ" PRIMEIRO SITE DE BUSCA DO BRASIL

Dudu Amorim


O Cadê? foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, sendo fundado em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira; hoje é um site de busca pertencente ao Yahoo! Brasil. A busca localiza além de páginas na web, imagens, vídeos, notícias e produtos em um shopping virtual. Cadê também contou com um serviço de e-mail próprio (@cade.com.br).
História
1995 O Cadê? começou como Gustavo Viberti que, inspirado pelo norte americano Yahoo! , catalogava páginas da internet e disponibilizava os endereços na sua pagina pessoal. Mas foi Fabio de Oliveira quem acreditou que a empresa poderia ter sucesso, passando a se dedicar integralmente a divulgação da página e a busca de anunciantes para seu negocio. O maior problema da empresa no seu início, segundo os próprios fundadores, era a demora para catalogar as novas páginas, já que a rede crescia extremamente rápido e todas as novas páginas catalogadas passavam por verificação humana, diferente de outras maquinas de busca, como por exemplo o Altavista, que incluíam as novas páginas automaticamente.
Outra dificuldade encontrada no início da empresa "Cadê?" pelos seus fundadores era mostrar as agências de publicidade, possíveis clientes do "Cadê?", que a internet era um nova mídia que deveria ser explorada pela publicidade, já que na época não havia nenhum tipo de publicidade on-line.
1996
Neste ano a empresa aumenta seu quadro de funcionarios de 3 para 5 e a empresa recebe seu único aporte de capital no valor de 60 mil dólares (Revista IstoE dinheiro 11 de Janeiro de 2002).
No primeiro ano de operação o faturamento da empresa foi de 50 mil dólares (Folha de São Paulo, 6 de Fevereiro de 2000).
1997
A empresa cresce, anunciantes importantes começam a fazer campanhas, testes na Internet brasileira. A Amazon escolhe o "Cadê?" para sua primeira campanha publicitária no Brasil . A empresa conta com 12 funcionários.
1998
O crescimento da empresa se acentua. A empresa conta com trinta funcionários. O faturamento da empresa ultrapassa 1,5 milhão de dólares (Folha de São Paulo, 6 de Fevereiro de 2000)

1999 Em abril, Fabio e Gustavo vendem o "Cadê?" para a multinacional Starmedia.
Neste ano a companhia dobrou seu faturamento para três milhões de dólares ( Revista Isto É dinheiro 11 de Janeiro de 2002).
2000 Gustavo e Fábio deixam a empresa em abril. A companhia já contava com mais de 50 funcionários.
2001 Em janeiro, o "Cadê?" é adquirido pelo Yahoo! Brasil; Com a aquisição do "Cadê?", seu principal concorrente no país, o "Yahoo" torna-se um dos maiores portais do país em audiência: o site passa do quinto para o terceiro lugar na lista dos mais visitados. (Revista Isto Édinheiro 11 de Janeiro de 2002).
2002
Em janeiro, o "Cadê?" é adquirido pelo Yahoo! Brasil; Com a aquisição do "Cadê?", seu principal concorrente no país, o "Yahoo" torna-se um dos maiores portais do país em audiência: o site passa do quinto para o terceiro lugar na lista dos mais visitados. (Revista Isto É dinheiro 11 de Janeiro de 2002).
2006
O "Cadê?", agora batizado de "Yahoo Cadê?", muda a aparência de sua página inicial; além de contar com a busca a partir de sugestões de palavra-chaves baseadas nas buscas dos próprios internautas.

Nenhum comentário: