quinta-feira, 17 de maio de 2007

Apenas 2% da blogosfera fala português

Por Regina Luft
Esta notícia estava a um tempo atrás no blog do Pc, foi o aluno Felipe Cerolim que passou para ele achei muito interessante e legal para publicar.
"O Brasil é campeão de horas on-line e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN, mas quando o assunto são os blogs o país passa longe da liderança. De acordo com um levantamento divulgado em abril pelo site Technorati, que monitora blogs em todo o mundo, o português corresponde a apenas 2% da blogosfera -- apesar de aparecer entre os 10 idiomas mais "blogados". Este universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%.
Os outros idiomas que estão entre os mais utilizados são o chinês, com 8%; o italiano e o espanhol, com 3% cada; russo e francês com os mesmos 2% que o português; e alemão e persa, com 1%. O persa é a novidade da lista, impulsionado pelo crescimento no número de blogueiros do Oriente Médio, especialmente no Irã. A porcentagem restante, 5%, é composta por outros idiomas em menor proporção.
A baixa representatividade no universo dos blogs em relação à quantidade de pessoas que falam português no mundo pode ter explicação no modo como se utiliza a internet no Brasil, país que responde pela maior parte dos falantes do idioma. "O consumo da web aqui é muito mais passivo. Uma coisa é ter acesso, outra é usar o ciberespaço como ferramenta da expressão. Apesar da popularização do PC e da internet, o aprofundamento ainda é muito superficial", explica Fábio Flaschart, professor da área de internet do Senac São Paulo
"Antigamente, o blog era apenas um diário digital. Hoje empresas, meios de comunicação, professores e outros profissionais constróem suas páginas nesse formato. Com isso, aumentam sua inserção entre os usuários", acrescenta Flaschart. O horário e a quantidade de postagens também são dados interessantes para mostrar como atua a comunidade dos blogs em cada idioma. Os posts em inglês e em espanhol costumam aparecer de maneira semelhante em todos os horários do dia, ao contrário dos em japonês, chinês e italiano, que têm publicações mais restritas a determinados períodos do dia, confirmando sua menor distribuição geográfica no globo. Com o monitoramento dos horários das postagens feito pelo Techorati, observou-se também que há uma grande quantidade de blogueiros utilizando o horário de trabalho para colocar conteúdo na web. "
Fonte : G1

Um comentário:

samegui disse...

Achei este post no techonati hoje de manhã ao acaso. Foi uma enorme supresa saber que respondemos por tão poucos blogs, pois faço parte de uma comunidade de mães blogueiras, o Desabafo de Mãe - comunidade de mães e pais da internet, que tem a missão de incentivar a Cultura Infantil e reunir todos os blogs de mães da internet.
Do nosso ponto de vista, engraçado, somos bem representativas, tanto que merecemos destaque nas revistas Epoca e Crescer no dia das mães (veja aqui http://samanthashiraishi.blogspot.com/2007/05/desabafo-destaque-na-imprensa-na-semana.html)
Quem sabe este espaço está mesmo se tornando um lugar feminino? (risos)