quinta-feira, 17 de maio de 2007

Código de Conduta para Blogs

Por Regina Luft
Saiu a um tempo atrás no caderno do InfoGlobo esta matéria que tem como propósito mostrar como deve ou deveria ser a convivência nos blogs.

A matéria chama atenção para uma coisa que existe no meio da Blogosfera e que as pessoas acham aceitável, que é a falta de respeito entre a pessoa que faz o blog e os seus visitantes. O visitante de hoje tem um temperamente um tanto quanto arisco e com isso fere o blogueiro, deixando para ele, comentários muito desrespeitosos e até mesmo ameaças de morte.
Pois e agora você escreve, a pessoa não gosta e lhe ameaça de morte, que foi o que aconteceu com a especialista em Inteligência Artificial, Kathy Sierra.
Foi com a aparição de casos como esses que levou o editor Tim O´Reilly a propor um código de conduta para os blogeurios e seus visitantes.


Algumas sugestões seriam:

  • assumir a responsabilidade por suas próprias palavras e reservar-se o direito de restringr comentários que não obedeçam a suas regras.
  • não dizer nada na internet que você não diria se estivesse na frente da pessoa.
    se houver conflito, trocar mensagens em particular antes de responder de forma pública.
    agir efetivamente contra ataques, quando perceber que alguém está sendo atacado injustamente.
  • não permitir comentários anônimos, nem aceitá-los assinados por pseudônimos.
    ignorar os trolls.
  • encorajar os sites que hospedam blogs a impor vigorosamente o cumprimento de seus termos de serviço.
  • manter o sigilo das fontes.
    reservar-se o direito de deletar comentários.
  • não causar dano, não prejudicar ninguém.


Esse negócio de se fazer um código de conduta já está gerando muito polêmica entre os usuários. Há quem diga que é uma boa alternativa e quem diga que serve como amarra pois cada um tem o direito de exprimir o que quer quando quer e onde quer.
Bem, isto, com certeza, é mais uma discussão sem fim, mas que vale ser pensada, pois afinal a próxima vítima de um comentário indesejável pode se você.



Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário: