sexta-feira, 25 de maio de 2007

25 momentos da Blogosfera brasileira

Alexandre Inagaki, inspirado nos 25 Momentos da Blogosfera portuguesa, organizou os 25 Momentos da Blogosfera brasileira.

Juliana Carlantonio - Grupo 5

Fev/98
A gaúcha Viviane Vaz de Menezes é a primeira brasileira a criar um blog, o “Delights to Cheer”, escrito em inglês.

- Entrevista concedida a Alexandre Matias, originalmente para o site da revista Pl4y.
- Arquivo do último blog que ela manteve.

31/Mar/98
Surge o primeiro blog brasileiro em português, o Diário da Megalópole de Renato Pedroso Junior, ou vulgo Nemo Nox. (http://www.nemonox.com/megalopole)
- Entrevista dada por Renato Pedroso
- Blog atual de Nemo Nox

Ago/99
O “Blogger” (http://www.blogger.com) é criado pela Pyra Labs, pequena empresa sediada em San Francisco.

02/Mar/00
Entra no ar aquele que é provavelmente o mais antigo blog brasileiro ainda em atividade, o “Zamorim” (http://zamorim.com), do brasiliense Marcus Amorim.

23/Jan/01
É criado o primeiro Webring de blogs tupiniquins. O “Arredores”, administrado por Caio Barra Costa e Jean Boechat.

24/Jan/01
É publicada a primeira matéria sobre blogs em um jornal brasileiro: "Weblogs reinventam o uso da Internet", de Alexandre Versignassi, para a Folha de S. Paulo, citando os blogs de Lia Caldas e Flávia Durante.

08/Mar/01
É criada a primeira lista de discussões reunindo blogueiros, moderada por Edney Souza. Quase simultaneamente, entra no ar o weblog coletivo Blogueiros

05/Jun/01
Sergio Faria, do site “Catarro Verde” descobre que Antônio Carlos Magalhães, o ACM, plagiou em seu discurso de renúncia ao mandato de senador, discurso realizado anteriormente pelo deputado federal Afonso Arinos em 9 de agosto de 1954. O post repercutiu em uma lista de discussões assinada pelo apresentador de TV Marcelo Tas, que por sua vez tratou de divulgar a descoberta do site em seu programa “Vitrine”,veiculado na TV Cultura. No final da história a denúncia de Sérgio Faria acabou nos principais jornais e revistas de todo o país, fazendo com que muitos leitores lessem pela primeira vez em suas vidas a palavra "blog".
- O texto que fora plagiado
- Entrevista com Marcelo Tas em que ele cita o caso Catarro Verde x ACM

05/Jun/01
Jackie Miller (http://jackiemiller.blogspot.com) traz a crônica social para o mundinho dos blogs brasileiros. Sob o pseudônimo, cuja identidade não foi revelada até hoje, Jackie Miller assinou a coluna Conexão Blogger no Jornal do Brasil, atualmente mantida por Cid Andrade.
Link relacionado: http://web.archive.org/web/20020205132519/
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/conexao

29/Ago/01
Surge o Weblogger (http://www.weblogger.com.br), serviço de hospedagens de blogs, criando polêmica ao registrar o domínio blogger.com.br e plagiar o design do Blogger original. Anos depois, o Weblogger seria comprado pelo portal Terra.

Set/01
Os blogs de Deborah Andrade (http://deb.no.sapo.pt) e Cristiano Dias (http://www.crisdias.com.br), brasileiros residentes em Nova York, são invadidos por dezenas de novos visitantes procurando por informações a respeito do atentado ao World Trade Center.
- http://versignassi.sites.uol.com.br/NY.htm

24/Set/01
Desembucha (http://www.desembucha.com), primeiro hosting brasileiro gratuito de blogs, que chegou a abrigar mais de 4.000 blogueiros e foi o recanto de nomes como Pedro Ivo Resende (Loser) e José Vicente de Mendonça (Evasão de Privacidade). Saiu do ar devido despreparo em atender à demanda de tantos interessados em criar blogs. Infelizmente não há registros do Desembucha nem no Internet Archive.

Nov/01
O Ig é o primeiro portal brasileiro a aderir à onda dos blogs, criando seu próprio serviço de hospedagem gratuita, o Blig.

Dez/01
Marcelo Cabral (http://wbloggar.com/marcelo/blog) cria o W.Bloggar (http://www.wbloggar.com), programa que permite acessar publicadores de blog com apenas um clique.

20/Mai/02
Lançado no blog de Daniel Sansão (http://www.danielsansao.com.br/motocontinuo) aquele que talvez tenha sido o primeiro meme espalhado por blogs brazucas: "Eu Também Conheço o Hiro".
- http://www.danielsansao.com.br/motocontinuo/arquivos/index.shtml?2002_05_01_arquivo_moto.htm#85102574
- http://www.hiro.com.br/blog/index.php?p=2002_05_01_archive.html#76902151

Jul/02
Daniel Pádua cria o blogChalking, ferramenta que se torna conhecida na blogosfera mundial.
- http://blogchalking.blogspot.com/

19/Jul/02
O primeiro blog da versão brasileira do Blogger, o Blogger Brasil (http://blogger.globo.com), mantido pela Globo.com, entra no ar. Com o intuito de divulgar a novela “O beijo do vampiro”, a Central Globo de Comunicação cria uma campanha que entrou no ar em agosto do mesmo ano. É o Blog do Bóris (http://boris.blogger.com.br), personagem principal da novela de Antônio Calmon, interpretado por Tarcísio Meira.

29/Jul/02
Criação do TopLinks (http://toplinks.idearo.com.br), o Blogdex (http://blogdex.media.mit.edu) brasileiro, por Cristiano Dias. O TopLinks é um site que vasculha weblogs em português à procura de links novos - em resumo, uma página que descobre quais são os "assuntos do dia" da blogosfera tupinambá.
Entrevista a Alexandre Matias para a Pl4y

Jan/03
Daniela Abade (http://www.mundoperfeito.com.br) e Nelito Fernandes (http://www.euhein.com.br) são os primeiros blogueiros cooptados por um portal, no caso o Terra.

- Cora Ronái comenta o fato de um blogueiro finalmente receber dinheiro (no caso, um cheque de exatos R$ 1.570,17) graças à sua página na Web

Abr/03
O blog coletivo Virunduns (http://virunduns.blogger.com.br), depois de ser citado por uma matéria de Pedro Alexandre Sanches para a Folha de S. Paulo, torna-se o primeiro blog a ganhar capa dos cadernos de variedades do Jornal da Tarde e O Globo.
- http://oglobo.globo.com/online) abre espaço para a publicação de blogs dos seus colunistas, como Luiz Gravatá, Carlos Alberto Teixeira, João Ximenes Braga, Patrícia Kogut e Tereza Cruvinel.

24/Set/03
Marcelo Tas inaugura o primeiro blog (http://marcelotas.blog.uol.com.br) hospedado no UOL. As comportas do UOL Blog seriam abertas aos internautas em geral quatro meses depois, em 16 de janeiro de 2004.

Mar/04
O Blogger Brasil é fechado para assinantes da Globo.com, e ao mesmo tempo surgem os primeiros imbróglios de blogueiros com ações judiciais, envolvendo Alessandra Félix, do Amarula com Sucrilhos, Cris Dias e Edney Souza.
- http://www.gardenal.org/inagaki/textos/cat_globlogueiros_barrados.html

Jul/04
Lançamento do livro Wunderblogs.com, reunindo textos de 11 blogueiros hospedados no coletivo http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u45599.shtml
- http://www.ebarracuda.com.br/site/acervo_detalhe.php?id_livro=2

Set/04
O blog coletivo Imprensa Marrom (http://www.imprensamarrom.com.br) é retirado do ar por conta de um processo judicial, sendo que a ação foi motivada pelo comentário deixado por um visitante do blog. Antes desse incidente, Cristiano Dias já havia recebido ameaças oriundas da mesma empresa que processou o Imprensa Marrom.
- http://www.gardenal.org/inagaki/textos/014458.html
- Manual de sobrevivência na selva de bits: evitando as ações judiciais contra publicações na Internet

Fonte: Época (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG74942-5856,00.html)

2 comentários:

PC Guimarães disse...

Beleza, pessoal. Estou atento. Alguém pode ligar pra mim ainda hoje, sexta, 25?

Bruno Pinheiro disse...

Muito interessante o trabalho, parabéns!