segunda-feira, 14 de maio de 2007

Mania lá fora, blog corporativo ganha espaço no Brasil

Quase todo o mundo já se acostumou a visitar um blog criado por alguém interessado em debater sobre os temas mais diversos com amigos ou desconhecidos. Agora as empresas estão de olho nas vantagens destes diários virtuais, capazes de promover interação real com o público em geral e de fidelizar uma audiência específica. Adotados por empresas como Ford, Microsoft, Apple, Oracle e Macromedia, os blogs chamados corporativos já são fenômeno nos

Estados Unidos e estão conquistando mais espaço nas empresas brasileiras, embora ainda de forma tímida .

Entre os exemplos das empresas que atuam no país e que adotaram a ferramenta para falar mais diretamente com clientes estão a construtora Tecnisa ( http://www.blogtecnisa.com.br ), o banco HSBC (http://www.hsbc.com.br ) e a IBM. Esta última já acumula alguns anos com blogs.

- No Brasil o blog está no ar há pouco mais de dois meses e confesso que não esperava uma respos ta tão alta e rápida em tão pouco tempo. Quem deixa comentários tem muita propriedade. Acredito que é uma tendência e que todas as empresas, mais cedo ou mais tarde, vão adotar os blogs, como aconteceu com a internet na década de 90 - afirmou Cesar Taurion, gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil. Taurion trouxe ao país o hábito e dedica de 30 minutos e uma hora por dia ao blog corporativo, onde discute sobre tendências e inovações com analistas e desenvolvedores .

A fórmula internacional que o Brasil está aplicando é simples: um executivo ou um grupo de funcionários é eleito para escrever em um blog. A idéia é interagir com consumidores e abrir espaço para debates sobre mercado, não apenas referentes à empresa. Em sua área dedicada aos blogs corporativos, executivos de alto escalão da General Motors (GM) falam com o público em geral ( http://www.gmblogs.com ). Entre os blogueiros estão o vice-Chairman Bob Lutz, a vice-presidente Beth Lowery e o vice-presidente mundial de comunicação Steve Harrism, e eles discutem desde agendas de corridas e lançamentos da indústria até design e tendências no segmento.

- Foi assim com a internet na década de 90. Era novidade e hoje qualquer empresa, mesmo uma padaria na esquina, tem um site mais ou menos simples. Acho que será assim com os blogs corporativos. Serão tão comuns quanto ter um telefone - comentou Taurion.

As empresas de softwares de segurança, como a Panda, a F-Secure ( http://www.f-secure.com/weblog/ ) e a McAfee ( http://www.avertlabs.com/research/blog/ ) estão entre as pioneiras na criação dos blogs no Brasil. Neles, técnicos e especialistas falam sobre novas pragas e ameaças virtuais e dão dicas de como se prevenir contra roubos digitais.

Em entrevista por e-mail, nos Estados Unidos, o gerente de pesquisa do laboratório de segurança McAfee Avert Labs, Dave Marcus, afirmou que os blogs corporativos neste segmento são essenciais para manter a internet mais segura.

- É uma forma mais informal de comunicação que nos permite compartilhar com o mercado e com os usuários informações fundamentais em um tempo muito ágil - afirmou.

Publicado em 14/05/2007 - Globo Online

Postado por: Joana Brazil - Grupo 5

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